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Metaxas Tourbillon T-RX

2022-10-07


Kostas Metaxas é o nome por trás das impressionantes "esculturas hi-fi" que a marca Metaxas & Sins apresenta. Numa era em que já é comum vermos demonstrações de sistemas hi-fi de topo usarem máquinas de fita, pois estes costumam ser equipamentos vintage ou clássicos recuperados. A Metaxas alia um design rebuscado e moderno à paixão pelo analógico e à verdade do som em fita. Todo este culminar de engenharia e paixão pode ser apreciado na máquina Toubillon T-RX, já disponível na Imacustica.



A Metaxas & Sins descreve o TR-X Tourbillon como "uma máquina de gravação e reprodução de bobines inteiramente nova, de carácter profissional e que vai ao encontro, e mesmo excede, as mais elevadas exigências, quer dos engenheiros de som, quer dos mais aficionados dos audiófilos. Ao mesmo tempo, combina tecnologias dos anos 2020 com o espírito dos anos 1960.”

Tal como nas outras criações da Metaxas & Sins, o TR-X Tourbillon teve inspiração no mundo da relojoaria, pelo que propõe aos seus utilizadores um encanto táctil na sua precisão mecânica, algo que normalmente se verifica nos relógios. 
O Tourbillon foi desenvolvido para uma utilização com bobines de 10.5 polegadas e para ser compacto e transportável através de baterias externas, o que facilita as gravações no local, quer se trate dum estúdio, quer ao vivo. 



Poder-se-á perguntar, qual a necessidade dum formato tão esotérico (e caro)? A empresa afirma que as bobines têm o potencial para revelar o calor do som analógico com menos processamento do sinal, mais dinâmicas, um melhor nível de clareza e de extensão em ambos os extremos de frequências, isto quando se compara com os discos de vinil. 

Dito isto, tudo vai depender de como a cópia foi feita. Uma cópia de primeira geração, transposta em tempo real e diretamente a partir do original (Master Tape), pode aproximar-nos muito mais de toda a qualidade sonora capturada durante essa sessão de gravações, do que qualquer outro formato, afirma a Metaxas & Sins.

Para quem pretender deitar as mãos num destes "monstros" do áudio, pode fazê-lo aqui.



"Nunca tinha ouvido nada assim. Para colocar a carruagem à frente dos cavalos (ou, talvez, os cavalos dentro da carruagem), esta é, muito simplesmente, a mais neutra e completa apresentação que alguma vez ouvi a partir dum qualquer componente áudio. Este é o som absoluto na verdadeira definição dessas palavras e que, para mim, faz todo o sentido: o som que foi gravado num estúdio, ou num concerto ao vivo. 
A invulgarmente natural, real e virtualmente descolorida reprodução das fitas aqui mencionadas (Chet Baker Sings, A Tribute to Ella Fitzgerald, and Joan Baez), as inúmeras novidades que aprendi sobre estes cantores, os instrumentalistas e as técnicas de gravação, bem como as velhas coisas que reaprendi sobre mim mesmo e sobre a forma como a música moldou a minha vida, devo isso tudo ao Metaxas & Sins Tourbillon T-RX, o equivalente ao que as QUAD originais reclamaram para as colunas de som, uma janela aberta para a música, uma janela por onde podia não só ver onde estavam os músicos quando efetuaram as gravações, mas também ouvir a música.
Termino dizendo o que, provavelmente, não deveria dizer (e nunca antes disse nas TAS), mas para quem tiver o dinheiro e o acesso às bobines da R2R e não tenha quaisquer intenções de vir a ter uma máquina de corpo inteiro, então nem sequer chegue a pensar: compre a T-RX. Eu comprei."

Jonathan Valin 

Produto disponível aqui.