Crítica ToneAudio - PrimaLuna Evolution 400
2019-08-29Fonte: ToneAudio
"Ouvindo a versão MoFi do Caravanserai de Santana, no contexto de um sistema de qualidade, fico impressionado com a evolução da PrimaLuna em quase duas décadas. A marca tem sido discreta e tem refinado de forma constante o seu negócio, propondo agora o amplificador e o pré-amplificador EVO 400. Cada amplificador de potência pode ser convertido em monoblocos através da comutação de um simples botão. Devem ser conjugados com o pré-amplificador EVO 400. Estes componentes correspondem ou excedem o desempenho de outros aparelhos já testados por nós, com preços muito superiores.
Para quem nos acompanha há algum tempo, não é segredo que o
meu interesse pela PrimaLuna é anterior à revista TONE. Aliás, o
meu interesse por esta marca vai ao seu início. A primeira crítica de hi-fi
que escrevi para a "The Absolute Sound” foi sobre o PrimaLuna ProLogue
One. Aquele pequeno e "fixe” amplificador integrado foi onde a marca começou, e
podia ser encomendado com válvulas KT88s ou EL34s. Comprei o exemplar do teste
e tenho ouvido música nele há 17 anos sem nenhum problema. Como estamos quanto a fiabilidade?
Possuímos ou testamos a maior parte da gama PrimaLuna
e, se antes os produtos se dividiam pelas gamas ProLogue, DiaLogue e HP, agora
há apenas os novos produtos EVO, com amplificadores integrados e
pré-amplificadores separados em configurações de 100, 200, 300 e 400. Tal como
seria de esperar, à medida que evoluímos nas gamas, também evoluímos nos
desempenhos e mais música nos é revelada.
Receita simples para o sucesso
A PrimaLuna faz algo que é absolutamente simples:
segue o plano. Surgiram com o primeiro e muito aclamado modelo ProLogue, entusiasmando
toda a crítica e os audiófilos pela sua meticulosa qualidade de construção e
acabamentos. Foram melhorando a "cria” utilizando melhores componentes e refinando
os circuitos, o que lhe valeu "toneladas” de prémios e, mais importante ainda, clientes
felizes por todo o mundo.
Um olhar sob o chassis da fonte de alimentação dos EVO
400 (pré-amplificador e amplificador de potência) revela uma bonita cablagem
ponto a ponto, como pode ver num amplificador McIntosh ou Marantz vintage
mas, honestamente, com execução ainda melhor. A execução é tão exemplar que se
parece com as ruas de Sim City. Isto é o mais próximo da perfeição que eu já vi,
em qualquer produto, a qualquer preço. A qualidade dos componentes é igualmente
impressionante, com construção dual mono (incluindo as fontes de
alimentação) e, no pré-amplificador, as válvulas de retificação são duas.
Uma das mais significativas melhorias no conjunto EVO 400
é a implementação de ligações balanceadas, pelo que, se tivermos um pré-amplificador
de phono ou um DAC, que utilizem saídas deste tipo, já pode
integrar os seus componentes balanceados no seu sistema sem ter que adquirir
adaptadores. Para quem pretender o refinamento dos EVO 400, mas sem
precisar das entradas e saídas balanceadas, pode optar pelos mais acessíveis EVO
300. Também será agradável para os amantes dos aparelhos de fita o facto
dos pré amplificadores EVO terem uma tape output.
Som impressionante
Tudo isto seria inútil se os EVO não proporcionassem
boas sonoridades. Estamos a testar profundamente cada um dos componentes
(pré-amplificador e amplificador de potência) e em breve publicaremos no site
da TONE, mas será suficiente dizer-se que ambos são componentes de nível
superior!
Os T’s e os I’s
Por fim, uma vez que ambos utilizam válvulas, são pesados. O
pré-amplificador EVO 400 pesa 23,8 Kg, o que é mais do que a maior parte
dos amplificadores de potência! E cada um dos amplificadores de potência EVO
400 pesa 30,9 Kg. Poupe as
suas costas e peça ajuda!
O controlo
remoto é simples e permite a comutação entre os modos de funcionamento a
tríodos e ultra linear dos amplificadores EVO 400 a partir do conforto do sofá.
Os EVO 400 são equipados com 8 válvulas EL-34 por
amplificador. Se há muitos fabricantes de amplificações a válvulas que
aconselham a substituição das válvulas a cada 2000 horas, os amplificadores PrimaLuna
sempre foram incrivelmente tolerantes nesse aspecto, utilizando mais válvulas
por canal nos seus andares de saída. Ao fim de 17 anos, o nosso ProLogue One ainda
tem as válvulas originais, que apresentam os mesmos valores de especificação! A
PrimaLuna escolheu as válvulas 12AU7 para os andares de driver e
ganho, para o pre e power, o que torna a sua substituição e rodagem muito
facilitada a todos os que gostam de experimentar sonoridades com diferentes
tonalidades. E muito, muito mais acessível.
Para muitos de vós, os 70 watts por canal dos EVO 400
são suficientes. Para quem tenha colunas de pouca eficiência ou goste de subir
o volume bem alto, pode optar pelos monoblocos. Existe a possibilidade de
utilizar o amplificador em modo tríodos. Para os menos familiarizados com isso,
o modo de funcionamento a tríodos é um pouco mais suave do que o funcionamento standard,
mas o amplificador produz metade da potência.
Como nota final, toda esta possibilidade de ajustamento
permite mais opções e mais flexibilidade, o que é maravilhoso. Nenhuma marca proporciona mais
flexibilidade do que a PrimaLuna. As críticas sairão brevemente,
já que há ainda muito mais a descobrir nestes novos amplificadores EVO. No
entanto, se nunca ouviu nada da PrimaLuna, estes componentes valem bem
uma audição. São alguns dos melhores componentes a válvulas que tivemos o
prazer de ouvir. Os amplificadores EVO 400 ficarão por cá como uma
referência permanente – e já tivemos oportunidade de utilizar amplificadores
muito mais caros. Estes são "a melhor compra” em termos de amplificações a válvulas
de topo. Nenhum outro oferece mais desempenho por euro (e por Kg, de acordo com
o site da PrimaLuna!!!) do que estes."
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